domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que é Dislalia?

Personagem de Maurício de Souza, Cebolia, que apresenta sintomas de dislalia


Dislalia ( troca de letras na fala) - É um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentandofonemas ou sílabas a elas.


Quando se encontra paciente dislálico, deve-se examinar os órgãos da fala e da audição a fim de se detectar se a causa da dislalia é orgânica ( mas rara de acontecer, decorrente de má deformação ou alteração dos o´rgãos da fala e audição), neurológica ou funcional ( quando não se encontra qualquer alteração física a que se possa ser atribuída a dislalia.


A dislalia também pode interferir no aprendizado da escrita tal como ocorre com a fala.


A maioria dos casos ocorre na primeira infância quando está aprendendo a falar. As primeiras causas, decorrem de fatores emocionais, como por exemplo, ciúme de irmão mais novo que nasceu, separação dos pais ou conviv~encia com pessoas que apresentam esse problema.




Celina Raia


Psicopedagoga


Rua wandelkolk, 101 loja E - Olaria - RJ/RJ


Tel; 2290-1004/8389-4518


O que é Psicopedagia?


Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas, quais sejam a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da lingüística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.
Concepção da Análise do Comportamento

De acordo com a concepção da Análise do Comportamento, o processo de aprendizagem acontece na relação entre o objeto de conhecimento e o aluno. O professor programa a forma como o objeto de conhecimento será organizado, respeitando as características individuais do aluno. O objetivo é que o aluno se interesse pelo processo de conhecimento e aja sobre o objeto de conhecimento.
Apesar do que alguns críticos erroneamente afirmam, para os analistas do comportamento o aluno não deve assumir uma posição passiva durante o aprendizado. Pelo contrário, responder a questões, formular questões e relacionar diferentes conteúdos é fundamental. Para que a aprendizagem seja mais efetiva, o professor deve investigar o nível de conhecimento do aluno, identificando seus pontos fortes e fracos e adaptando os conteúdos de forma a facilitar o ensino.

Concepção Racionalista

Na concepção racionalista, a aprendizagem é fruto da capacidade interna do aluno. Ele é, ou não, “inteligente” porque já nasceu com a capacidade, ou não, de aprender. Sua aprendizagem também estará relacionada à maturação biológica, só podendo aprender determinados conteúdos quando tiver a prontidão necessária para isso. O aluno já traz uma capacidade inata para aprender. Quando não aprende, é considerado incapaz; se aprende diz-se que tem um bom grau de quociente intelectual ou (Q.I.). Nesta concepção, o papel do professor é de organizador do conteúdo, levando em consideração a idade do indivíduo.
De acordo com as pesquisas na área cognitiva de aprendizagem, quando uma pessoa apresenta uma deficiência de aprendizado em algum assunto específico, é provável que as ferramentas mentais como análise, percepção, memória, analogia, imaginação e organização mental das informações não estarão desenvolvidas apropriadamente. É necessário preparar essas competências mentais para desenvolver o aprendizado mais sistêmico antes de aplicar o conteúdo em si no aluno. Essa "capacidade inata" de aprender é vista como variável, porque, dependendo do seu sistema mental, o indivíduo pode tê-lo desenvolvido muito bem ou não. Caso negativo, uma orientação especial é capaz de desenvolver esses pontos mais precários de aprendizagem.
Por esse motivo a concepção racionalista é de cunho preconceitual. Ela se fecha num ponto estático de uma situação e não aborda os elementos possíveis e cabíveis para o desenvolver intelectual e cognitivo que toda mente humana pode desenvolver.
Concepção Construtivista

A concepção construtivista define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos, sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente.
Alguns teóricos da Psicopedagogia defendem que “para que haja aprendizagem, intervêm o nível cognitivo e o desejante, além do organismo e do corpo” (Fernández, 1991, p. 74), por isso aproxima-se dos referenciais teóricos do construtivismo, pois foca a subjetivação, enfatizando o interacionismo; acredita no ato de aprender como uma interação, crença esta fundamentada nas idéias de Pichon Rivière e de Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem baseada nos estudos psicanalíticos, além da contribuição de Carl Gustav Jung pela psicologia analítica.
É necessário que o psicopedagogo tenha um olhar abrangente sobre as causas das dificuldades de aprendizagem, indo além dos problemas biológicos, rompendo assim com a visão simplista dos problemas de aprendizagem, procurando compreender mais profundamente como ocorre este processo de aprender numa abordagem integrada, na qual não se toma apenas um aspecto da pessoa mas sua integralidade.
Necessariamente, nas dificuldades de aprendizagem que apresenta um sujeito, está envolvido também o ensinante. Portanto, o problema de aprendizagem deve ser diagnosticado, prevenido e curado, a partir dos dois personagens e no vínculo. (Fernández, 1991, p. 99). Assim, cabe ao psicopedagogo voltar seu olhar para esses sujeitos, ensinante e aprendente, como para os vínculos e a circulação do saber entre eles. Como afirma Paín, uma tarefa primordial no diagnóstico é resgatar o amor. Em geral, os terapeutas tendem a carregar nas tintas sobre o desamor, sobre o que falta, e poucas vezes se evidencia o que se tem e onde o amor é resgatável. Sem dúvida, isto é o que nos importa no caminho da cura (Paín, 1989, p. 35).
Celina Raia
Psicopedagoga
Rua Wandenkolk, 101 loja E - Olaria
Tel: 2290-1004/8389-4518

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O QUE É TERAPIA OCUPACIONAL?

TERAPIA OCUPACIONAL
É a ciência que têm como objetivo de estudo a atividade humana, utilizando a atividade/praxi como recurso terapêutico.

Desde os primórdios fazer é considerado como um organizador natural do comportamento humano, entendo o homem como como um ser em constante transformação, a terapia ocupacional lida com este processo em contato sua ação, valorizando o fazer humano como transmissor das aquisições naturais e sociais engendradas no seu processo de homonização.

A terapia ocupacional compreende que através do fazer , o homem produz e reproduz seu meio de vida, sua existência, sua consciência e superação destas condições.

A Terapia Ocupacional para o portador de necessidades especiais




Partindo da capacidade do cérebro em modificar-se em termos de estrutura e funcionabilidade (plasticidade cerebral) em resposta aos estímulos sensoriais, a terapêutica ocupacional consiste em:


1. Passo – Ampliar o universo de experiências , através da manipulação de materiais diversificados em formas, tamanhos, texturas, cor, peso e função.


2. Passo – Favorecer a capacidade criadora, permitindo que o inconsciente entre em ação desimpedida pelo intelecto e desta forma elabore as conexões promovendo a auto-expressão

3. Passo - Promover a auto-estima, valorizando as capacidades por meio do reconhecimento do FEITO.

4. Passo - Estimular as trocas inter pessoais através do lúdico e vivências, enfatizando o toque, o verbal, o olhar e a aceitação dos limites de conduta.

5. Passo - Aprimorar a cognição e a motricidade , por meio de atividades psicomotoras, iniciando com a motricidade ampla, concluindo com a restrita.

Dicas de coisas para fazer


• Freqüente lugares públicos com seu filho -
• Onde ele possa brincar em atividades necessárias para qualquer criança. Ex. como escorregar, balançar, pendurar-se, correr, etc.
• Se ele for maior faça caminhadas em parques, praias, praças, jardins, zoológicos, shoppings, etc.


• É importante freqüentar locais públicos com seu filho, mesmo porque algumas vezes isto é inevitável.
• Antes de fazer com seu filho alguma atividade programada por você em local público, esteja certo de que conseguirá manter a situação sob controle.
• Se você tiver oportunidade de organizar-se neste sentido, depois de algum tempo vai perceber que realmente valeu a pena.

• Trabalhe pela independência de seu filho.
• Incentive seu filho a se vestir sozinho.
• Uma técnica muito boa utilizada é começar deixando apenas o último passo para ele. Ex. coloque a cabeça e a manga da camisa, deixando que ele complete a ação.
• Incentive-o também, da mesma forma, a se servir, comer, beber e assim por diante.

• Ao fazer isto, celebre e elogie cada avanço.
• Não se irrite com os pequenos retrocessos.
• Pense que neste momento você é mais que um pai ou uma mãe, você é um pai ou mãe que está cumprindo um papel muito importante para seu filho.

• Estabeleça rotinas que facilitem a organização de seu filho.
• A criança que tem autismo tem uma tendência muito grande a se fixar em rotinas. Você pode utilizar isso em favor da tranqüilidade dela mesma. Ex. Horários de banho, jantar, almoço, dormir, escola, lugares, roupas, desenhos etc.

• Nada melhor para enfrentar um dia duro de trabalho que uma boa noite de sono. E uma rotina para encerrar o dia funciona bem para a maioria das pessoas. Mas tente fazer disto uma forma natural de encerrar o dia de seu filho, e não um ponto de atrito entre membros da família.

• Ensine seu filho a quebrar rotinas
• Faça pequenas mudanças na vida diária, no começo de preferência uma de cada vez. Ex. mude o lugar de seu filho à mesa, tente variar a comida e colocar a TV e num canal que não seja o preferido dele, mude o caminho de ir à escola, inove nas brincadeiras.



Importante !!!

As rotinas não são imutáveis, e é melhor que seu filho aprenda isto desde cedo.
Pois ao mesmo tempo em que a rotina é importante é importante também aprender a aceitar mudanças...
Mas acima de tudo evite enfrentar isto tudo como se estivesse indo para a guerra. Aprender a ser mãe de um filho que tem autismo leva tempo, é melhor que você aceite isto de maneira mais tranqüila.



Drª Aline Barros
Terapeuta ocupacional
CREFITO 2/3593TO

Rua Wandenkolk, 101 - loja E - Olaria

Tel: 2290-1004/8705-2513

e-mail: contato.cissaude@gmail.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Centro Integrado de Saúde

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Nossas Especialidades:
  • Fisioterapia - FNP ( reabilitação neuromuscular proprioceptiva); osteopatia; terapias manuais/distúrbios; osteomcoarticulares; método GDS.
  • Fonoaudiologia/Psicopedagogia
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  • Neurologia - geriatria e necessidades especiais
  • Psicóloga/Psicamalista
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