terça-feira, 17 de agosto de 2010

DIFERENÇA ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

A dificuldade de aprendizagem esta relacionada com crianças em fase escolar, por apresentar problemas de ordem pedagógica e ou sócio culturais, ou seja, a causa não esta centrado apenas no aluno. Entretanto o termo transtorno de aprendizagem este vinculado ao aluno, pois sugere a existência de comprometimento neurolócia em funções corticais específicas, que interferem no processo de aquisição e manutenção.
Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.Estas alterações são intrinsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas á disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um disturbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis , por exemplo, alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional, ou influências ambientais, por exemplo, diferenças culturais, intrução insuficiente, fatores psicogenéticos, ão éresultado direto dessas condições ou influências.
Atualmente, a descrição dos Transtornos de Aprendizagem é encontrada em manuais internacionais de diagnóstico, tanto CID 10, elaborado pela organização Mundial de Saúde (1992), como no DSM-IV, organizado pela Associação Psiquiatrica Americana (1995). Ambos os manuais reconhecem a falta de exatidão do termo "transtorno", justificando seu emprego para ou "enfermidade". Simone Barros- Psicopedagoga.

2 comentários:

  1. Vir nesse blog por recomendação,muito bom mesmo,fiquei feliz por não perde meu tempo,eu tava precisando de grampo de celular e me recomendaro esse aqui http://www.espiaosip.com.br/celular-espiao.html sera que é bom?alguem ja ouvi falar?abraços,e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. terça - feira tenho prova, gostaria de saber um pouco mais sobre dificuldades de aprendizagem

    ResponderExcluir