segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dislexia



A complexidade do entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos, do que é memória e pensamento - pensamento e linguagem, de como aprendemos e do porque podemos encontrar facilidades até geniais mescladas de dificuldades até básicas em nosso processo individual de aprendizado.

Recentemente, porém, no entrelaçamento de descobertas realizadas por diferentes áreas relacionadas aos campos da Educação e Saúde, foram surgindo respostas importantes e conclusivas como:





- Que a Dislexia tem base neurológica, e que existe uma incidência expressiva de fator genético em suas causas, transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo # 6 que por ser dominante, torna a Dislexia altamente hereditária, o que justifica que se repita nas mesma família.

Dislexia é a causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que por permanercer e, volta do desconhecimento, da desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadente de insucessos no aprendizado.

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da linguagem: em leitura, soletração, escrita, em linguagem expressiva ou receptiva, em razão e cálculo matemática, como na linguagem corporal e social.

Dislexia, antes de qualquer definição é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.

Simone Barros

Psicopedagoga/Fonoaudióloga

www.cissaudeintegrado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário