quinta-feira, 13 de maio de 2010

Psicanálise de crianças: de que se trata?

Por Verônica Roger
CRP 05/20049

Uma alta porcentagem de consultas psicológicas com crianças é motivada, ao que parece, quando estas apresentam alguma dificuldade que atrapalha o seu desenvolvimento. Muitas vezes, são dificuldades que os pais ou a escola não sabem como resolver. As queixas mais comuns são as dificuldades escolares, que vão desde a troca de letras, até a repetência e a hiperatividade.

No entanto, se existem dificuldades escolares de origem puramente pedagógica, também não deixa de ser verdade que estas queixas encobrem outras que, à medida que o trabalho vai sendo realizado, vão sendo faladas. A situação particular da análise de uma criança implica em escutar seu discurso. É através das entrevistas com a criança e de um interrogatório dos pais, que se torna possível um exame diagnóstico elaborado e trazido pela família.

É não entendendo ao pé da letra o pedido dos pais, que o psicanalista permitirá que a porta se entreabra para entender qual a posição da criança na família, como está o casal parental, o que esperam desse filho e como ele responde a isso.

A cada sessão, uma questão se faz presente: Que há de não comunicável em palavras? Que há que se imobiliza, que se fixa num sintoma? É o que os outros discursos deixam de fora que a Psicanálise quer investigar, por isso trabalhamos com sonhos, atos falhos e esquecimentos.

No atendimento à crianças, embora sejam utilizados jogos e desenhos, temos claro que uma criança fala, independentemente da sua idade. Por estar inserida no campo da linguagem, pode ser aprisionada pela palavra e é também pela palavra que pode se curar.

Mas como pais ou professores podem identificar que precisam procurar atendimento psicanalítico para o filho ou aluno? Toda vez que observarem que algo não anda bem: crianças muito agressivas, com dificuldades de aprendizagem, que vivem constantemente doentes, que não falam ou demoram muito a falar, etc.

Em nossos dias, muitos pais colocam sua falta de tempo para descobrir o que acontece com seus filhos, assim como muitos professores não escutam seus alunos. A família acredita que os remédios receitados por psiquiatras são uma solução rápida e eficiente para que a criança comporte-se “bem”, aliviando-os do sofrimento que enfrentam com suas crianças.

Porém, muitos adultos com problemas que apresentaram alguns sintomas na infância, talvez fossem adultos saudáveis e felizes se tivessem sido escutados por seus pais, professores ou psiquiatras. É preciso dar importância, acreditar e tratar a fim de descobrir o que vai mal.

Psicanálise de crianças: de que se trata, então? Trata-se de escutar e descobrir o que a criança está nos dizendo através dos seus sintomas, pois o que acontece com cada um tem a ver com a posição que o sujeito ocupa no discurso familiar.

É acreditando que o sujeito é responsável por seus atos, que a Psicanálise trata, buscando possibilitar ao paciente organizar seu discurso, seja qual for o sintoma que apresente. Através de um discurso que pode ser modificado, a criança pode modificar também a sua vida e apresentar-se de outra forma diante do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário